PERGUNTAS FREQUENTES

O que é um seminário?

O seminário e uma técnica de ensino que pressupõe igualdade de condições entre as pessoas participantes, o que as predispõe a participar construtivamente do debate e, principalmente, da construção das soluções decorrentes das ideias geradas ou aperfeiçoadas no evento.

 

O que é este seminário?

O seminário será realizado em duas etapas, sendo a primeira em Florianópolis e a segunda em Münster.

Os objetivos do seminário são:

- Contribuir para qualificar a profissionalização dos serviços públicos de responsabilidade municipal e microrregional.

- Confrontar os gestores municipais com experiências eficientes, resolutivas e econômicas de gestão municipal nas áreas do meio ambiente e infraestrutura urbana.

- Apoiar os gestores municipais na elaboração de projetos que qualifiquem a oferta de serviços públicos em nível municipal nos temas do meio ambiente e sustentabilidade, bem como transporte e mobilidade.

- Promover a troca de experiências entre diferentes realidades para a criação de soluções de gestão nas áreas de mobilidade e transportes, meio ambiente e desenvolvimento sustentável.

- Oferecer alternativas estratégicas que facilitem o desenvolvimento das administrações municipais.

 

Qual a duração deste seminário?

Em Florianópolis terá a duração de 3 dias úteis.

Em Münster terá a duração de 5 dias úteis.

Caso os participantes queiram uma estada de mais dias tanto em Florianópolis como em Münster, deverão faze-lo mediante suas próprias providencias.

Em Münster a organização disponibilizará de sugestões para realização de atividades ou eventos no tempo livre.

 

Quanto custa?

O investimento no curso será de R$ 17.000,00 (dezessete mil reais), valor a ser pago em cota única até 18 de abril de 2017.

 

Onde será?

Em Florianópolis o curso será realizado numa sala de aula da FEPESE, localizada no Campus da UFSC, no bairro Trindade.

Em Münster o seminário será realizado dois dias em sala de eventos do Hotel Münnich, no qual também estará sendo feita a hospedagem dos participantes. Nos demais dias haverá visitas institucionais em diferentes endereços na cidade de Münster. O detalhamento destes endereços ocorrerá posteriormente.

 

Posso participar de apenas um dos módulos?

Não. O seminário tem uma lógica e sentido sequencial.

 

Como pagar? Onde? Como será emitido o comprovante de pagamento?

O pagamento será feito via boleto bancário.

O boleto será gerado automaticamente, quando o participante se inscrever no site do evento.

 

Será possível hospedagem de acompanhante?

Não está planejado hospedagem para acompanhantes. Para a estada em Münster, será necessária a consulta prévia junto ao hotel sobre a disponibilidade para tal. Como alternativa, o participante poderá buscar opções em outros hotéis, desde assuma as expensas e de modo a não inviabilizar o cumprimento dos horários.

 

Qual será o idioma do seminário e como será tradução?

O idioma do evento em Florianópolis será o português. Na Alemanha, as exposições e palestras ocorrerão em alemão, mas com tradução simultânea para o português. Nas visitas também haverá tradução simultânea para o português.

O fato do participante não possuir fluência no idioma alemão, não será impedimento para participar do seminário. Para todas as atividades haverá serviços de tradução para o português.

Na realização do evento está programado serviço de tutoria. Este serviço será realizado por pessoa com domínio tanto nos idiomas português como alemão e objetivará facilitar a integração no seminário, nos serviços e organização na Alemanha.

 

Como é o clima?

O clima em Florianópolis previsto para esta época do ano (junho, fim de outono e início de inverno), geralmente é agradável, com temperaturas entre 18 e 25 graus.

Na Alemanha, em outubro, a estação será outono, na qual as temperaturas médias são entre 10 e 15 graus, mas podendo variar alguns graus mais abaixo ou acima destes. Podem ocorrer chuvas e ventos. É indicado levar vestimentas adequadas para caminhar na chuva, principalmente sapatos ou tênis confortáveis e impermeáveis.